A Significado concluiu o último projeto de formação do QREN do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A Significado concluiu o projecto do MNE integrado na Medida 9.3.3 – Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Central do POPH, tendo apoiado a execução da candidatura de forma a dar resposta às necessidades de formação diagnosticadas.
No âmbito da Formação Profissional, abrangida pela Candidatura POPH foram executados 55 acções de formação que abrangeram um total de 680 formandos entre os 24 e os 66 anos. Foi executado um plano de formação que incidiu sobre as áreas prioritárias definidas em sede de candidatura: Planeamento estratégico e gestão por objectivos; Gestão e avaliação de desempenho de serviços, programas, dirigentes e trabalhadores e metodologias de melhoria contínua; Gestão de recursos humanos; Gestão financeira e orçamental e POCAL; Contratação pública e sistemas de aquisição de bens e serviços; Marketing público, comunicação institucional e atendimento; Gestão para a qualidade, liderança e gestão de equipas; Tecnologias de informação e comunicação, sociedade de informação e administração electrónica e Literacia informática.
A gestão das inscrições foi feita pela equipa de projecto do centro de formação do Instituto Diplomático da SG do MNE, o acompanhamento pedagógico e financeiro da candidatura pela Significado, a monitoria foi assegurada pela Significado, INA, Associação dos Bibliotecários, Espap, Actual Training e Instituto de Espanhol.
Foi implementado um dispositivo que garantiu o acompanhamento sistemático e a regulação do projecto do MNE. Este dispositivo incluiu a operacionalização de um sistema de informação (recolha, sistematização/tratamento e análise de dados) sobre a execução técnica, pedagógica, física e financeira do projecto, foram realizadas reuniões com os envolvidos no projecto e reuniões de acompanhamento para preparação das acções com a equipa de consultores e formadores juntamente com a equipa do MNE.
As metodologias formativas utilizadas pela Significado neste Plano de Formação abrangeram métodos e técnicas diversificadas e adequadas às características do publico – alvo, visando facilitar a apropriação de saberes por parte dos participantes. Houve a preocupação constante de adaptar os conteúdos e as metodologias formativas a cada grupo de formandos. Neste sentido, foram privilegiadas as metodologias formativas que permitem um trabalho de construção participado de percursos de formação que, aliados a métodos/técnicas activos, fomentam uma prática reflexiva e contextualizada.