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Conclusão do Projecto de Formação do IMT

A Significado encerrou o último projecto de formação do QREN do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

A Significado concluiu o projecto do IMT integrado na Medida 9.3.3 – Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Central do POPH, tendo apoiado a execução da candidatura de forma a dar resposta às necessidades de formação diagnosticadas.

No âmbito da Formação Profissional, abrangida pela Candidatura POPH foram executadas 37 acções de formação que abrangeram um total de 490 formandos. Foi executado um plano de formação que incidiu sobre as áreas prioritárias definidas em sede de candidatura: Planeamento estratégico e gestão por objectivos; Gestão e avaliação de desempenho de serviços; Gestão de recursos humanos; Gestão financeira e orçamental e POCAL; Contratação pública e sistemas de aquisição de bens e serviços; Gestão para a qualidade, liderança e gestão de equipas; Gestão do Conhecimento e Literacia informática.

A gestão das inscrições foi feita pelo IMT, o acompanhamento pedagógico e financeiro da candidatura pela Significado, a monitoria foi assegurada pela Significado e pelo INA.

Foi implementado um dispositivo que garantiu o acompanhamento sistemático e a regulação do projecto do IMT. Este dispositivo incluiu a operacionalização de um sistema de informação (recolha, sistematização/tratamento e análise de dados) sobre a execução técnica, pedagógica, física e financeira do projecto.  Ao longo do projeto foram realizadas reuniões de acompanhamento para preparação das acções com a equipa de consultores e formadores juntamente com a equipa do IMT.

As metodologias formativas utilizadas neste Plano de Formação abrangeram métodos e técnicas diversificados e adequados às características do público – alvo. Os conteúdos programaáticos e as metodologias de formação foram adequadas a cada grupo de formandos no sentido de facilitar a apropriação de saberes e de capitalizar os conhecimentos já existentes. Neste sentido, foram privilegiadas as metodologias formativas que permitiram um trabalho de construção participado de percursos de formação e de reflexão sobre as práticas profissionais.