Gestão por Objectivos e Avaliação do Desempenho na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

Em 9 de Março de 2006 teve lugar a Sessão Solene de Apresentação e Assinatura Formal dos Objectivos para 2006 dos Dirigentes e Responsáveis de Gabinetes dependentes do Executivo.

Integrada no projecto de Formação-Acção “Gestão por Objectivos e Avaliação do Desempenho”, iniciado em 12 de Janeiro de 2006 na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis com o apoio de uma equipa de Consultores da Significado, coordenada pelo Dr. João Ralha integrando os Drs. António Cruz e Luís de Carvalho e com financiamento do Programa Foral, foi realizada a Sessão Solene de Apresentação e Assinatura Formal dos Objectivos para 2006, dos Dirigentes e Responsáveis de Gabinetes dependentes do Executivo. Trata-se da primeira Câmara, em Portugal, a aplicar o SIADAP, seguindo os respectivos princípios.

Presidida pelo Presidente da Câmara, Sr. Ápio Assunção e com a participação de 3 vereadores, foram apresentados os Objectivos, para o ano de 2006, de 13 Dirigentes e de 7 responsáveis de Gabinetes, após uma intervenção inicial do Sr. Presidente da Câmara.

Seguidamente, foi apresentada a aplicação informática inovadora desenvolvida pelos serviços da Câmara, com o apoio da equipa de consultores, que vai servir de suporte a todo o sistema de fixação, acompanhamento e avaliação dos Objectivos de todos os funcionários da Câmara.

Seguiu-se um período de perguntas e respostas no final do qual fizeram intervenções o Dr. Carlos Canavilhas em representação da Significado e o Dr. André Macedo, Director Técnico do Programa Foral e representante do Senhor Secretário de Estado da Administração Local, o qual enalteceu o trabalho inovador realizado, que servirá como “projecto piloto” a ser seguido a curto prazo por todas as Câmaras em Portugal. Incentivou ainda a Câmara de Oliveira de Azeméis a concorrer em 2007, com este projecto, ao Prémio de Excelência e Boas Práticas a nível da Administração Local.

O Senhor Presidente da Câmara finalizou a sessão incentivando o Executivo e os Quadros Superiores da Câmara a prosseguirem o trabalho realizado cujo impacto espera seja muito positivo.

A fase seguinte do projecto consistirá na fixação (negociada e acordada) de Objectivos individuais a todos os funcionários da Câmara, até ao dia 31 de Março de 2006.