Câmara de Matosinhos implementa projecto de Formação-Acção para Diagnóstico de Necessidades de Formação

Este projecto a decorrer na CMM visa um triplo objectivo: detecção das necessidades reais de formação individualizada dos funcionários das Câmaras e Juntas de Freguesia; elaboração de um plano de formação consistente a entregar às respectivas Câmaras e, por último, transferir o “Know-How” quanto às metodologias empregues bem como os instrumentos utilizados para futura autonomia das Câmaras neste domínio.

O projecto baseia-se na metodologia desenvolvida pela Significado e que passa pela identificação das situações-problema dos vários departamentos, divisões e sectores, face aos objectivos do executivo camarário e à estratégia definida para a sua prossecução.

O Projecto de Diagnóstico de Necessidades de Formação (DNF), a decorrer neste momento na Câmara de Matosinhos, teve o seu início em meados do passado mês de Janeiro e decorrerá até ao fim do próximo mês de Maio.

Com o apoio de cinco consultores/formadores da Significado, conta com um universo de 33 formandos no contexto da Formação-Acção, pedra basilar do processo metodológico que se visa implantar nesta Câmara Municipal.

Baseado na metodologia desenvolvida pela Significado para este tipo de acções e suportado pelo “software” desenvolvido pela empresa, o projecto visa – no campo da recolha de dados pertinentes – a obtenção de informação a três níveis: Executivo (objectivos e estratégias); Chefias (identificação de situações-problema, face aos objectivos e, por último Funcionários, com a elaboração de instrumento de auto-diagnóstico de necessidades.

Do cruzamento destas informações e seu tratamento suportado pela análise de conteúdos das entrevistas realizadas, surgirá o Plano de Formação da Câmara.

Neste momento está prestes a concretizar-se o trabalho de recolha da informação, trabalho este que contou com a colaboração dos formandos (também eles chefias ou representantes activos destas).

Um dos objectivos primordiais do projecto é transferência do “Know-How” para estes trabalhadores da Câmara promovendo-se assim a auto-suficiência deste órgão autárquico em situações futuras.

A partir do início de Abril proceder-se-à à negociação caso a caso do resultado do cruzamento da informação recolhida junto das chefias e da dos próprios funcionários, partindo-se daqui para a elaboração do plano com as necessidades de formação reais existentes na Câmara Municipal de Matosinhos, a quem desde já é endereçada uma palavra de apreço pelo apoio e trabalho desenvolvido neste projecto.