Formação de Formadores e outros Agentes

Formação inicial

Objetivos

A formação pedagógica de formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática de cada um dos participantes.
Pretende-se que no final do curso os formandos tenham adquirido as competências e requisitos fundamentais ao exercício das funções de formador, permitindo a obtenção do CCP (Certificado de Competências Pedagógicas).

Objetivos Específicos

  1. Distinguir os sistemas de formação, bem como as competências do formador e o seu papel nos diversos contextos formativos
  2. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da formação profissional em Portugal
    • Caracterizar os contextos/ sistemas de formação;
    • Distinguir as competências exigíveis ao formador nos sistemas em que intervém;
    • Efetuar uma Autoavaliação face ao perfil de competências desejável
  3. Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação
    • Definir objetivos pedagógicos, em termos operacionais;
    • Planificar as sessões de formação
    • Escolher e aplicar os métodos e técnicas pedagógicas mais adequadas aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
    • Selecionar, conceber e adequar os recursos didáticos em suportes diversificados, em função da estratégia pedagógica adotada;
    • Aplicar técnicas de comunicação e dinâmica de grupos facilitadores da relação pedagógica;
    • Construir e aplicar instrumentos de avaliação, em função dos objetivos previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação;
    • Elaborar um plano de sessão de formação;
    • Dominar as regras de utilização de recursos didáticos, nomeadamente ao nível das T.I.C.;
    • Estabelecer uma relação pedagógica facilitadora dos processos de aprendizagem, aquisição de conhecimentos e competências, uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos.
  4. Refletir sobre os sistemas de formação:
    • Apresentar críticas, sugestões e propostas, que possam contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Condições de Acesso

As condições de acesso à formação pedagógica inicial de formadores ao abrigo da portaria n.º 214/2011 de 30 de maio, exigem os seguintes requisitos por parte dos formandos:

  • Ter preferencialmente uma qualificação de nível superior
  • Interesse e motivação para a realização da ação de formação
  • Capacidades ao nível do relacionamento interpessoal
  • Competências pessoais e sociais adequadas à função
  • Competências básicas no domínio das T.I.C
  • Experiência profissional e outras necessárias para a concretização do objetivo da formação.

A seleção dos formandos será feita com base nos requisitos definidos, os formandos deverão entregar o CV e ficha de inscrição e apos pré-seleção preencher o questionário de seleção no início da formação.

Duração

90 Horas de formação

Estrutura Curricular

  • MF1 – Formador: Contextos de Intervenção
  • MF2 – Simulação Pedagógica Inicial
  • MF3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
  • MF4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
  • MF5 – Operacionalização da Formação: do plano à ação
  • MF6 – Recursos Didáticos
  • MF7 – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
  • MF8 – Avaliação das Aprendizagens
  • MF9 – Simulação Pedagógica Final

Mais informações:

Logotipos da homologação

IEFP
Netforce

Formação contínua de especialização de Formadores

Especialização em Igualdade de Género – 58 horas
Igualdade de oportunidades – 14 horas
Ambiente e sustentabilidade – 14 horas
Recursos Didáticos – Ferramentas de apresentação de conteúdos – 14 horas
Plataformas Colaborativas de Aprendizagem – Moodle – 14 horas
Técnicas de dinâmica de grupos – 21 horas
Coaching – 14 horas
Metodologias de Formação Ação – 14 horas

DGert
Lisboa2020
Portugal2020