Formação Comercial

Pré-Inscrição: Como escrever de forma clara e acessível com recurso a Inteligência Artificial


Preço

220 euros (Isento Artigo 9º do CIVA)

Forma de Organização

Formação em Live Training

Modalidade de Formação

Formação Profissional Continua

Número de Horas

18

Horário

14h00-17h30, último dia 14h00-18h00

Datas de Realização

27, 30 junho, 2, 3, 4 de julho

Formador/a

Sónia Diz

Destinatários

Trabalhadores por Conta de Outrem

Trabalhadores Independentes com rendimentos empresariais ou profissionais

Empresários em Nome Individual

Sócios de Sociedades Unipessoais por Quotas

Trabalhadores que necessitam desta formação para o exercício das respetivas funções e se encontrem em processos de mudança organizacional e/ou pretendam adquirir competências digitais

Objetivos Gerais

Dotar os participantes dos conhecimentos que permitem redigir documentos de forma planeada, estruturada, objetiva e eficaz,  adequando a linguagem e técnicas empregues em função do contexto e interlocutor, e rentabilizando as tecnologias de informação e comunicação em tarefas de comunicação escrita com recurso a ferramentas de IA

Objetivos Específicos

Implementar princípios e boas práticas aplicados à escrita profissional de e-mails, de forma a transmitir uma imagem positiva

Aumentar o rigor na conceção e redação de diferentes tipos de textos escritos

Treinar métodos para analisar, estruturar ideias e redigir textos mais facilmente

Explorar as ferramentas de inteligência artificial (IA) disponíveis para apoiar a elaboração de textos

Conteúdos

Icebreak de acolhimento dos formandos

A comunicação escrita

As especificidades dos diversos suportes de comunicação escrita

Os níveis de legibilidade de um texto: apresentação, estrutura e linguagem

A leitura e a compreensão do texto

A estrutura do texto e o seu encadeamento lógico

Técnicas para controlar a qualidade do texto

A correspondência institucional: e-mail, ofício, carta, relatório, convite

A comunicação escrita através de emails

Regra dos 5 C`s: clara, concisa, coesa, correta e cortês

A comunicação escrita na gestão de reclamações

Redação dos principais emails-tipo

Inteligência artificial (IA) na escrita

Geração de conteúdo

Revisão e preparação de textos

Reescrita

Resumo

Deteção de plágio

Avaliação e Encerramento

* Os conteúdos são sempre adaptados ao perfil dos formandos

* As temáticas integradas nos cursos serão aprofundadas de acordo com o perfil dos formandos e constituição das turmas

Pré-Requisitos

Computador desktop, portáteis ou tablets equipados com microfone e câmara de vídeo. Recursos de áudio e vídeo. Acesso à internet com ligação recomendada 100/10Mbits ou superior.

Metodologias

Método expositivo, demonstrativo, participativo, trabalho prático

Avaliação

Avaliação continua no decorrer da formação

Aplicação de teste de avaliação de conhecimentos

Regime de assiduidade

As faltas não podem exceder 10% do total das horas de formação

Certificação

No final da ação de formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, caso tenha obtido aproveitamento, ou um Certificado de Frequência com o número de horas frequentadas. 

Pré-Inscrição

DGert