Formação Comercial

Pré-Inscrição: Políticas e procedimentos de prevenção da corrupção e infrações conexas


Preço

70 euros (Isento Artigo 9º do CIVA)

Forma de Organização

Formação em Live Training

Modalidade de Formação

Formação Profissional Continua

Número de Horas

7

Horário

9h00-12h30

Datas de Realização

4, 11 de julho

Formador/a

Carla Caixinha

Destinatários

Dirigentes, Técnicos Superiores, assistentes técnicos e  administrativos que necessitam desta formação para o exercício das funções que desempenham em processos de mudança e reestruturação organizacional e processos de modernização.

Objetivos Gerais

Dotar os trabalhadores de conhecimentos e competências sobre prevenção da corrupção, proteção de denunciantes e boas práticas ética nos serviços públicos.

Objetivos Específicos

Identificar e caraterizar as noções e os princípios da Ética e a sua relação com as Condutas dos funcionários no exercício de funções públicas

Associar os códigos de Ética e de Conduta às funções e modelos de gestão específicos das entidades de Administração Pública, designadamente com os manuais de boas práticas administrativas e com os planos de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas

Reconhecer, identificar e caracterizar os principais elementos do tipo relativamente aos crimes previstos para os funcionários da Administração Pública no exercício de funções, designadamente da corrupção, do peculato, do abuso de poder, da participação económica em negócio e do tráfico de influências, de entre outros

Reconhecer, identificar e caracterizar os principais elementos definidores dos deveres dos funcionários no exercício de funções públicas

Conceber e executar estratégias e metodologias de elaboração de códigos de Ética e de Conduta para os serviços públicos, no contexto das funções próprias das entidades, de manuais de boas práticas do exercício de funções públicas bem como dos planos de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas

Conteúdos

Acolhimento dos Formandos e apresentação da ação

A Ética e a Conduta no serviço público

Ética e Gestão pública:

  • Política integrada de promoção da Qualidade do serviço público e da Gestão de riscos;
  • Carta ética
  • Quadro normativo
  • Código de conduta
  • Manuais de boas-práticas
  • Gestão de riscos

Regime geral de prevenção da corrupção

Plano de prevenção de riscos de gestão e de corrupção

Práticas inadequadas à conduta nos serviços públicos:

  • Caraterização das práticas contrárias à ação dos serviços (a fraude e a corrupção)
  • Os crimes contra o Estado praticados no exercício de funções públicas
  • Delitos de natureza disciplinar

Tipologia de riscos a que as entidades habitualmente se encontram expostas:

  • Elaboração de Códigos de Ética e Conduta (manuais de boas-práticas)
  • Elaboração de planos de prevenção de riscos de corrupção

Regime Geral de Proteção de Denunciantes

Definição de denunciante, condições de proteção do denunciante

Violações abrangidas e meios de denuncias

Entidades obrigadas a dispor de canais de denuncia

Canais de denuncia interna e Canais de denuncia externa

Confidencialidade e dados pessoais

Responsabilidade do denunciante e proibição de retaliação.

Sanções

Avaliação e Encerramento

* Os conteúdos são sempre adaptados ao perfil dos formandos

* As temáticas integradas nos cursos serão aprofundadas de acordo com o perfil dos formandos e constituição das turmas

Pré-Requisitos

Computador desktop, portáteis ou tablets equipados com microfone e câmara de vídeo. Recursos de áudio e vídeo. Acesso à internet com ligação recomendada 100/10Mbits ou superior.

Metodologias

Método expositivo, demonstrativo, participativo, trabalho prático

Avaliação

Avaliação continua no decorrer da formação.

Regime de assiduidade

As faltas não podem exceder 10% do total das horas de formação.

Certificação

No final da ação de formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, caso tenha obtido aproveitamento, ou um Certificado de Frequência com o número de horas frequentadas. 

Pré-Inscrição

DGert