Preço
150 euros (Isento Artigo 9º do CIVA)
Forma de Organização
Formação em Live Training
Modalidade de Formação
Formação Profissional Continua
Número de Horas
14
Horário
9h30-13h00, último dia 9h00-13h00
Datas de Realização
3, 4, 9, 11 de julho
Formador/a
José Rendeiro
Destinatários
Trabalhadores por Conta de Outrem
Trabalhadores Independentes com rendimentos empresariais ou profissionais
Empresários em Nome Individual
Sócios de Sociedades Unipessoais por Quotas
Trabalhadores que necessitam desta formação para o exercício das respetivas funções e se encontrem em processos de mudança organizacional e/ou pretendam adquirir competências digitais
Objetivos Gerais
Dotar os participantes de competências adequadas a um aproveitamento efetivo das tecnologias digitais, que permitam responder aos desafios da transformação digital utilizando ferramentas de IA para análise de dados, gerando insights que suportem a tomada de decisões informadas e estratégicas, melhorando a capacidade de resposta e adaptação às mudanças.
Objetivos Específicos
Aplicar ferramentas de Inteligência Artificial (IA), no dia a dia profissional, de forma a automatizar tarefas repetitivas, melhorar a organização e acelerar processos Identificar os fundamentos técnicos e operacionais da IA, incluindo machine learning, processamento de linguagem natural e redes neurais
Mapear processos e serviços públicos que podem ser otimizados por soluções baseadas em IA Identificar softwares e plataformas relevantes, incluindo ferramentas de código aberto e soluções comerciais, destacando a sua utilização no setor público
Criar soluções práticas aplicáveis a problemas reais da administração pública
Utilizar soluções de IA para melhorar a gestão do tempo, organizar agendas, automatizar a comunicação e gerir fluxos de trabalho
Utilizar ferramentas de IA para análise de dados, gerando insights que suportem a tomada de decisões
Ligar soluções baseadas em IA a sistemas administrativos já utilizados, garantindo a escalabilidade e a eficiência dos serviços públicos
Analisar desafios éticos, regulamentares e sociais relacionados ao uso de IA, com foco em transparência, equidade e proteção de dados
Conteúdos
Icebreak de acolhimento dos formandos
Conceitos fundamentais da Inteligência Artificial (IA)
- Fundamentos técnicos e operacionais da IA
- Machine Learning, processamento de linguagem natural e redes neurais
Oportunidades de aplicação de IA na administração pública
- Processos e serviços públicos que podem ser otimizados por soluções baseadas em IA
Ferramentas de Inteligência Artificial (IA), no dia a dia profissional, de forma a automatizar tarefas repetitivas, melhorar a organização e acelerar processos
- Softwares e plataformas
- Soluções práticas aplicáveis a problemas reais da administração pública
- Soluções de IA para melhorar a gestão do tempo, organizar agendas, automatizar a comunicação e gerir fluxos de trabalho
- Ferramentas de IA para análise de dados, gerando insights que suportem a tomada de decisões
Técnicas de integração de IA com sistemas existentes
Desafios éticos, regulamentares e sociais relacionados ao uso de IA
Estudos de caso: Como a IA tem transformado a tomada de decisões
Avaliação e Encerramento da Ação Formativa
* Os conteúdos são sempre adaptados ao perfil dos formandos
* As temáticas integradas nos cursos serão aprofundadas de acordo com o perfil dos formandos e constituição das turmas
Pré-Requisitos
Computador desktop, portáteis ou tablets equipados com microfone e câmara de vídeo.
Recursos de áudio e vídeo. Acesso à internet com ligação recomendada 100/10Mbits ou superior.
Metodologias
Método expositivo, demonstrativo, participativo, trabalho prático
Avaliação
Avaliação continua no decorrer da formação
Aplicação de teste de avaliação de conhecimentos
Regime de assiduidade
As faltas não podem exceder 10% do total das horas de formação.
Certificação
No final da ação de formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, caso tenha obtido aproveitamento, ou um Certificado de Frequência com o número de horas frequentadas.