Formação Comercial

Pré-Inscrição: Inteligência Artificial nos Serviços Públicos e tomada de decisão


Preço

150 euros (Isento Artigo 9º do CIVA)

Forma de Organização

Formação em Live Training

Modalidade de Formação

Formação Profissional Continua

Número de Horas

14

Horário

9h30-13h00, último dia 9h00-13h00

Datas de Realização

3, 4, 9, 11 de julho

Formador/a

José Rendeiro

Destinatários

Trabalhadores por Conta de Outrem

Trabalhadores Independentes com rendimentos empresariais ou profissionais

Empresários em Nome Individual

Sócios de Sociedades Unipessoais por Quotas

Trabalhadores que necessitam desta formação para o exercício das respetivas funções e se encontrem em processos de mudança organizacional e/ou pretendam adquirir competências digitais

Objetivos Gerais

Dotar os participantes de competências adequadas a um aproveitamento efetivo das tecnologias digitais, que permitam responder aos desafios da transformação digital utilizando ferramentas de IA para análise de dados, gerando insights que suportem a tomada de decisões informadas e estratégicas, melhorando a capacidade de resposta e adaptação às mudanças.

Objetivos Específicos

Aplicar ferramentas de Inteligência Artificial (IA), no dia a dia profissional, de forma a automatizar tarefas repetitivas, melhorar a organização e acelerar processos Identificar os fundamentos técnicos e operacionais da IA, incluindo machine learning, processamento de linguagem natural e redes neurais

Mapear processos e serviços públicos que podem ser otimizados por soluções baseadas em IA Identificar softwares e plataformas relevantes, incluindo ferramentas de código aberto e soluções comerciais, destacando a sua utilização no setor público

Criar soluções práticas aplicáveis a problemas reais da administração pública

Utilizar soluções de IA para melhorar a gestão do tempo, organizar agendas, automatizar a comunicação e gerir fluxos de trabalho

Utilizar ferramentas de IA para análise de dados, gerando insights que suportem a tomada de decisões

Ligar soluções baseadas em IA a sistemas administrativos já utilizados, garantindo a escalabilidade e a eficiência dos serviços públicos

Analisar desafios éticos, regulamentares e sociais relacionados ao uso de IA, com foco em transparência, equidade e proteção de dados

Conteúdos

Icebreak de acolhimento dos formandos
Conceitos fundamentais da Inteligência Artificial (IA)

  • Fundamentos técnicos e operacionais da IA
  • Machine Learning, processamento de linguagem natural e redes neurais

Oportunidades de aplicação de IA na administração pública

  • Processos e serviços públicos que podem ser otimizados por soluções baseadas em IA

Ferramentas de Inteligência Artificial (IA), no dia a dia profissional, de forma a automatizar tarefas repetitivas, melhorar a organização e acelerar processos

  • Softwares e plataformas
  • Soluções práticas aplicáveis a problemas reais da administração pública
  • Soluções de IA para melhorar a gestão do tempo, organizar agendas, automatizar a comunicação e gerir fluxos de trabalho
  • Ferramentas de IA para análise de dados, gerando insights que suportem a tomada de decisões

Técnicas de integração de IA com sistemas existentes
Desafios éticos, regulamentares e sociais relacionados ao uso de IA
Estudos de caso: Como a IA tem transformado a tomada de decisões
Avaliação e Encerramento da Ação Formativa

* Os conteúdos são sempre adaptados ao perfil dos formandos

* As temáticas integradas nos cursos serão aprofundadas de acordo com o perfil dos formandos e constituição das turmas

Pré-Requisitos

Computador desktop, portáteis ou tablets equipados com microfone e câmara de vídeo.
Recursos de áudio e vídeo. Acesso à internet com ligação recomendada 100/10Mbits ou superior.

Metodologias

Método expositivo, demonstrativo, participativo, trabalho prático

Avaliação

Avaliação continua no decorrer da formação 

Aplicação de teste de avaliação de conhecimentos

Regime de assiduidade

As faltas não podem exceder 10% do total das horas de formação.

Certificação

No final da ação de formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, caso tenha obtido aproveitamento, ou um Certificado de Frequência com o número de horas frequentadas.

Pré-Inscrição

DGert