155 trabalhadores da Câmara Municipal de Albufeira viram reconhecidas e aumentadas as suas competências de nível básico e secundário desde o ano de 2005.
Realizou-se ontem, dia 9 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho a Cerimónia de Entrega de Certificados a todos os formandos do projecto Oportunidades Novas para quem a Idade não Conta, iniciado em 2005 com a empresa Significado.
Iniciado ainda no QCA III, no âmbito do Programa Foral, o projecto Oportunidades Novas para quem a Idade não Conta, tem vindo a possibilitar a formação profissional e a certificação escolar dos seus funcionários. Ao todo, já são 155 os trabalhadores que viram reconhecidas e aumentadas as suas competências de nível básico e secundário (101 do nível básico e 54 do nível secundário).
Distinguido com uma Menção Honrosa no 1.º Concurso Nacional de Boas Práticas na Administração Local em 2007, o projeto ‘Oportunidades novas para quem a Idade não Conta’ continua a ser uma referência em matéria de formação.
Para José Carlos Rolo, Vice-Presidente do Município, criador, impulsionador e responsável pelo projecto “a validação de competências e a aquisição de novos conhecimentos permitiram uma melhoria da qualificação dos Recursos Humanos da autarquia, interferindo de forma positiva no desempenho dos funcionários. Esta é também uma maneira de motivar os trabalhadores, aumentando a sua auto estima”.
Este projeto surge no âmbito do Plano de Formação iniciado pela autarquia em 2004, com a entidade formadora Significado, que permitiu aos funcionários frequentarem ações de formação nas mais diversas áreas.
Ao longo dos últimos sete anos, o projecto ‘Oportunidades Novas para quem a Idade não Conta’ possibilitou a certificação escolar e a formação profissional a 155 trabalhadores autárquicos com menores habilitações literárias e de faixa etária mais elevada.
O projeto teve também como parceiro a Associação In Loco, que conduziu os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).