Formação inicial
Objetivos
A formação pedagógica de formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática de cada um dos participantes.
Pretende-se que no final do curso os formandos tenham adquirido as competências e requisitos fundamentais ao exercício das funções de formador, permitindo a obtenção do CCP (Certificado de Competências Pedagógicas).
Objetivos Específicos
- Distinguir os sistemas de formação, bem como as competências do formador e o seu papel nos diversos contextos formativos
- Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da formação profissional em Portugal
- Caracterizar os contextos/ sistemas de formação;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador nos sistemas em que intervém;
- Efetuar uma Autoavaliação face ao perfil de competências desejável
- Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação
- Definir objetivos pedagógicos, em termos operacionais;
- Planificar as sessões de formação
- Escolher e aplicar os métodos e técnicas pedagógicas mais adequadas aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Selecionar, conceber e adequar os recursos didáticos em suportes diversificados, em função da estratégia pedagógica adotada;
- Aplicar técnicas de comunicação e dinâmica de grupos facilitadores da relação pedagógica;
- Construir e aplicar instrumentos de avaliação, em função dos objetivos previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação;
- Elaborar um plano de sessão de formação;
- Dominar as regras de utilização de recursos didáticos, nomeadamente ao nível das T.I.C.;
- Estabelecer uma relação pedagógica facilitadora dos processos de aprendizagem, aquisição de conhecimentos e competências, uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos.
- Refletir sobre os sistemas de formação:
- Apresentar críticas, sugestões e propostas, que possam contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Condições de Acesso
As condições de acesso à formação pedagógica inicial de formadores ao abrigo da portaria n.º 214/2011 de 30 de maio, exigem os seguintes requisitos por parte dos formandos:
- Ter preferencialmente uma qualificação de nível superior
- Interesse e motivação para a realização da ação de formação
- Capacidades ao nível do relacionamento interpessoal
- Competências pessoais e sociais adequadas à função
- Competências básicas no domínio das T.I.C
- Experiência profissional e outras necessárias para a concretização do objetivo da formação.
A seleção dos formandos será feita com base nos requisitos definidos, os formandos deverão entregar o CV e ficha de inscrição e apos pré-seleção preencher o questionário de seleção no início da formação.
Duração
90 Horas de formação
Estrutura Curricular
- MF1 – Formador: Contextos de Intervenção
- MF2 – Simulação Pedagógica Inicial
- MF3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
- MF4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
- MF5 – Operacionalização da Formação: do plano à ação
- MF6 – Recursos Didáticos
- MF7 – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
- MF8 – Avaliação das Aprendizagens
- MF9 – Simulação Pedagógica Final
Mais informações:
Logotipos da homologação
Formação contínua de especialização de Formadores
Especialização em Igualdade de Género – 58 horas
Igualdade de oportunidades – 14 horas
Ambiente e sustentabilidade – 14 horas
Recursos Didáticos – Ferramentas de apresentação de conteúdos – 14 horas
Plataformas Colaborativas de Aprendizagem – Moodle – 14 horas
Técnicas de dinâmica de grupos – 21 horas
Coaching – 14 horas
Metodologias de Formação Ação – 14 horas