Significado no workshop sobre Boas Práticas na Administração Local

Conceição Canavilhas, Directora Executiva da Significado e João Ralha, Consultor Sénior da área de Gestão para Resultados, apresentaram no workshop realizado pela ATAM uma comunicação sobre Boas Práticas na Administração Local – Um Modelo de Sustentabilidade.

Modelo de Sustentabilidade apresentado tem subjacente 3 ideias chave:

  • Integração dos Projectos Municipais
  • Comunicação e envolvimento dos Munícipes
  • Operacionalização da estratégia através do modelo “Gestão para Resultados” (Significado)

O Modelo de Sustentabilidade proposto é um modelo de projectos integrados, que tem um “chapéu” integrador, unificador de estratégias, que denominamos de “Gestão para Resultados”.
Esta Gestão deve interligar-se intimamente com a Gestão da Qualidade Total e deve integrar os objectivos de todos os projectos a desenvolver nas Autarquias.

No Centro desses projectos colocamos a Formação que, directamente ligada à consecução dos objectivos, deve ser um instrumento de integração do desenvolvimento das organizações com o desenvolvimento das competências do Potencial Humano.

Os projectos que colocámos neste Modelo são meros exemplos e são visíveis no PDF anexo.

O Sucesso do Desenvolvimento Organizacional está na integração destes projectos vistos como um todo – o Plano Estratégico de Gestão Municipal. Esta integração pressupõe a passagem gradual de uma lógica funcional vertical para uma lógica de projectos interdisciplinares horizontal. Isto pressupõe uma nova forma de organização dos Municípios, através da criação de projectos interdisciplinares, um alinhamento dos pelouros do Executivo com a estratégia, uma reorganização das funções dos Dirigentes e Chefias e uma nova forma de estar das empresas consultoras, que têm de trabalhar em conjunto, como parceiras, visando o sucesso do desenvolvimento organizacional de cada Município.

Como exemplo de operacionalização desta estratégia foi focado o caso de uma Autarquia, “Tilburg” – na Alemanha – “Organização / Orientação para o Cidadão“, que configura objectivos e resultados passíveis de extrapolação para o nosso País.

Esta comunicação acontece no seguimento da reflexão sobre Boas Práticas que temos vindo a realizar no seio da equipa Significado, com base na vasta experiência acumulada nos últimos 10 anos, na Administração Pública em geral e no Mundo das Autarquias em particular.