Realizou-se no dia 13 de Dezembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa a sessão oficial de Lançamento do Horizonte 2020 (H2020) em Portugal.
O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração.
O H2020 é composto por três Pilares programáticos com âmbitos diferentes:
- Pilar I – Excelência Científica (com cerca de 32% do orçamento total);
- Pilar II – Liderança Industrial (correspondente a cerca de 22% do orçamento);
- Pilar III – Desafios Societais (com cerca de 39% do orçamento total).
Pilar I – Acções Marie Curie, European Research Council (ERC), Infraestruturas de Investigação e Tecnologias Futuras Emergentes, FET.
Pilar II – Liderança em Tecnologias Industriais Facilitadora, LEIT, (TIC, as Nanotecnologias, os Materiais, as Biotecnologias, a Produção Industrial e o Espaço); medidas de apoio ao Acesso ao Financiamento de Risco; Programa de Inovação para as PMEs.
Pilar III – Desafios Societais (DS): DS1, Alterações Demográficas e Bem-estar; DS2, Bio economia, Alimentação, Agricultura e Agua; DS3, Energia Segura, Limpa e Eficiente; DS4, Transportes Inteligentes, Verdes e Integrados; DS5, Ação Climática, Ambiente, Gestão Eficiente de Recursos e Matérias-primas; DS6, Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Reflexivas e, finalmente, DS7, Sociedades Seguras.
Para além destes três pilares, existem ainda outros instrumentos que representam, no total, cerca de 6% do orçamento do H2020.
As primeiras calls do Horizonte 2020 para 2014 abriram a 11 de dezembro de 2013.
Links úteis:
http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/
http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/index.html