A Significado abriu inscrições para o projeto inovador de Formação, “SEMEAR – Competências de Futuro 2030 (FMC)”, com o objetivo de criar transformações intrínsecas na Região de Lisboa e Península de Setúbal através do fortalecimento das competências e dos talentos locais, dando resposta às necessidades identificadas no diagnóstico elaborado com os parceiros estratégicos e formandos.
A Significado, no âmbito da candidatura de Formação Modular Certificada da Região de Lisboa e Península de Setúbal, abriu inscrições para iniciar o primeiro percurso formativo do projeto de formação SEMEAR – Competências de Futuro 2030 (FMC).
O projeto SEMEAR tem como principais finalidades:
- Desenvolver competências profissionais e relacionais – Upskilling, visando a realização de uma ou mais atividades profissionais, numa lógica de acompanhamento das rápidas mudanças sociais, tecnológicas, ambientais e organizacionais.
- Desenvolver novas competências profissionais – Reskilling, visando a obtenção de qualificações noutras áreas profissionais, que permitam que os trabalhadores com funções em extinção nas organizações, possam transitar para as novas oportunidades existentes no mercado de trabalho.
- Certificar unidades de competência (UC) de curta duração (UFCD), totalmente ajustadas às disponibilidades e necessidades de cada adulto, num contexto de processo de RVCC.
- Certificar percursos de formação de média duração nos termos das Portarias enquadradoras estruturados e autonomamente certificados, que promovam uma ligação direta às exigências do mercado de trabalho reforçando a empregabilidade.
O plano de formação Semear terá a duração de 2 anos, com início em Janeiro de 2025 e fim em Dezembro de 2026. Nesta fase apenas será realizado na região de Lisboa e Península de Setúbal.
Integra os percursos certificados de curta e média duração organizados com base no diagnóstico SEMEAR:
- programa “Certificado de competências digitais”, com os seguintes percursos:
- Proficiência digital – nível básico
- Proficiência digital – nível intermédio
- Proficiência digital – nível avançado
- programa “Qualificação para a internacionalização”, com os seguintes percursos:
- Prospeção, captação e fidelização de clientes
- Mercado internacional e os meios digitais
- Logística internacional
- Tendências e análises de mercado
- programa “Valorizar social”, com os seguintes percursos:
- Liderança e criatividade
- Liderança em contexto social
- Inovação na liderança