A Significado, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, está presentemente a executar, na Câmara Municipal de Albufeira, (CMA) a formação-acção “Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica (SIG)”. Esta formação-acção envolve 58 formandos, pertencentes a diversos serviços da CMA, maioritariamente do Departamento de Planeamento e Projectos e do Departamento de Obras e Serviços Urbanos.
Durante a fase de diagnóstico (concluída em finais do passado mês de Fevereiro) foi caracterizada a situação da CMA para fazer face à extensão do SIG já existente, de modo a este poder passar a dar suporte às actividades de rotina da gestão territorial do concelho no âmbito das muitas e diversas competências atribuídas à gestão municipal.
Actualmente encontra-se a decorrer a fase de implementação do plano de trabalhos delineado. Nesta tem sido dada particular atenção à estruturação da base de dados de entidades espaciais mais relevantes para a CMA e respectiva meta-informação, tendo em consideração os requisitos técnicos e operacionais específicos dos diversos serviços envolvidos (Divisão de Águas, Divisão de Águas Residuais e Pluviais, Divisão de Electricidade, Divisão de Rede Viária e Trânsito, Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, Secção de Património, Divisão de Edifícios e Equipamentos, Divisão de Espaços Verdes, Património Arqueológico e Edificado, Gabinete de Desenho).
Paralelamente têm sido analisados alguns procedimentos executados, por exemplo pelo Sector de Vistorias e Fiscalização Técnica, Divisão Administrativa de Obras Particulares e Divisão de Planeamento, na perspectiva da sua integração no SIG e do desenvolvimento de protótipos de aplicações informáticas para suporte de actividades rotineiras em que a informação espacial é crucial.
Terminada esta etapa, prevê-se efectuar o estudo dos fluxos de informação e operações informáticas que permitam que a base de dados espacial se mantém actualizada, rentabilizando os recursos disponíveis e os investimentos efectuados. Particular atenção será também dada à análise de diferentes meios de acesso ao SIG via intranet da CMA, tendo em consideração a diversidade de perfis dos seus utilizadores (técnicos, administrativos, gestores e decisores) e respectivas necessidades na vertente da formação.
No final deste projecto espera-se que a CMA passe a dispôr de um modelo de referência para desenvolvimento de um SIG cujas potencialidades dêem resposta aos requisitos específicos estipulados pelos seus utilizadores mais directos e que estes se encontrem dotados dos conhecimentos tecnológicos necessários à sua manutenção e operacionalização.
Devido à experiência profissional adquirida e desenvolvida ao longo dos seus anos de existência, a Significado é, hoje, um projecto Empresarial assente numa Network multidisciplinar de profissionais com uma vasta experiência na gestão integrada de Projectos de Consultoria e Formação Profissional.
Conta com cerca de 160 colaboradores, entre os quais 8 Coordenadores Especializados nas várias áreas de intervenção, 3 Coordenadores Regionais, 10 Técnicos de Formação e cerca de 123 formadores a nível nacional.
A actuação da Significado é a nível nacional, tendo a sede em Lisboa, situando-se os seus Pólos de Formação no Algarve (Albufeira), Alentejo (Évora), Centro (Coimbra) e Norte (Porto).