Balcão Único de Atendimento do Município de Guimarães já é uma realidade

Agora os cidadãos que procuram os serviços do Município de Guimarães dispõem de um atendimento personalizado e de qualidade, feito por uma equipa constituída por colaboradores qualificados, formados pela Significado quer ao nível do conteúdo do atendimento, quer da forma de atender os cidadãos.

No âmbito do Programa Simplex Autárquico, acaba de ser aberto ao público o Balcão Único de Atendimento do Município de Guimarães, um espaço nobre com cerca de 350m2 e excelentes acessibilidades, que disponibiliza 2 postos de atendimento urbanístico, 5 postos de atendimento geral, 2 postos de tesouraria, 5 postos de atendimento técnico especializado e 2 quiosques multimédia.

O Município de Guimarães encontra-se instalado no Convento de Santa Clara, edifício do Sec. XVI, localizado no Centro Histórico da cidade. Dadas as características deste imóvel, o atendimento municipal era efectuado em vários postos (mais de 20) que praticavam horários diversos. Deste modo, o cidadão tinha necessidade de se deslocar de um serviço para outro para obter a informação pretendida o que, aliado à diversidade de horários nem sempre garantia toda a informação no mesmo momento.

Por outro lado, as funções de atendimento, em muitos casos, misturavam-se com as restantes funções técnicas ou administrativas, com prejuízo quer para a produtividade dos colaboradores quer para a qualidade do atendimento ao cidadão.

O Balcão Único foi instalado em parte da ala poente do edifício sede do Município, num espaço nobre com aproximadamente 350 m2 e excelentes acessibilidades.

O Balcão Único de Atendimento disponibiliza:

2 postos de atendimento Urbanístico;
5 postos de atendimento geral;
2 postos de tesouraria;
5 postos destinados a atendimento técnico especializado;
2 quiosques multimédia.

Este atendimento é apoiado por uma sala com cerca de 20 lugares sentados, que proporciona aos cidadãos uma espera confortável,  orientado por um sistema de gestão de filas que veio melhorar a eficiência do atendimento dando-lhe maior organização.

Pretende-se, assim, potenciar uma gestão do atendimento municipal que garanta aos um serviço de qualidade, que melhor satisfaça as expectativas dos cidadãos-utentes, num ambiente agradável e num espaço moderno e atractivo.

Em síntese, num único espaço de arquitectura contemporânea, acessível a todos os cidadãos, encontra-se concentrado todo o atendimento municipal.

Este projecto permitiu, por outro lado, a recuperação e requalificação de um espaço nobre do Convento de Santa Clara.