Oportunidade para financiar projetos visando a capacidade adaptativa e a resiliência ao impacto das alterações climáticas. Até ao dia 27 de fevereiro de 2026, poderão ser submetidos projetos ao Algarve 2030.
Estão abertas candidaturas, cujos apoios têm como finalidade:
- Aumentar a resiliência, reduzindo as vulnerabilidades do território e das populações às alterações climáticas;
- Aprofundar o conhecimento e disseminar a informação sobre os seus efeitos;
- Intensificar medidas de planeamento e de atuação no território, quer ao nível da prevenção e adaptação aos riscos associados, preferencialmente privilegiando as soluções baseadas na natureza.
São acolhidas todas as intervenções que visem aumentar o conhecimento e a capacidade de adaptação às alterações climáticas, prevenção e mitigação dos riscos associados.
Ações Elegíveis
- Medidas inerentes aos objetivos de adaptação da região do Algarve às alterações climáticas, em especial:
- redução da vulnerabilidade das áreas urbanas às ondas de calor e ao aumento da temperatura máxima;
- minimização dos riscos associados a fenómenos de secas, cheias e de inundações; de desertificação e de erosão hídrica;
- espaços verdes multifuncionais e bio diversos;
- prevenção da instalação e expansão de espécies exóticas invasoras, bem como de doenças transmitidas por vetores e pragas enquanto riscos coletivos.
- Ações de adaptação às alterações climáticas previstas em instrumentos aprovados, regionais/ municipais, inerentes ao objetivo de adaptação da região do Algarve às alterações climáticas;
- Estudos que visem aprofundar o conhecimento sobre os efeitos dos impactes das alterações climáticas no território, na sociedade, na saúde e nas atividades económicas ou sobre medidas de adaptação;
- Elaboração de projetos e instrumentos de planeamento;
- Plataformas e sistemas de informação, monitorização e alerta das alterações climáticas.
Quem pode candidatar-se
- Administração Pública Central;
- Municípios e suas associações;
- Setor Empresarial do Estado;
- Outras entidades de natureza pública ou associativa, sem fins lucrativos, mediante protocolo ou outras formas de cooperação com as entidades anteriormente referidas.
Área geográfica abrangida
Algarve.
Taxa máxima de cofinanciamento
60 %.
A Significado tem uma vasta experiência de spoio ao desenvolvimento de soluções integradas na área do Ambiente e da Adaptação às alterações climáticas, a nível do Algarve, Portugal e Europa, acompanhando diversos projetos, elaborando e gerindo as respetivas candidaturas.
Não perca tempo e venha falar connosco!