A Significado está fortemente empenhada em continuar a desenvolver projectos de Formação-Acção nas organizações. A Formação-Acção é hoje na U.E. e no mundo a melhor forma de desenvolver o potencial humano em articulação com o desenvolvimento, a inovação organizacional e o aumento da competitividade.
A formação-Acção integra de forma harmoniosa a consultoria (necessária na implementação de projectos de melhoria) com a formação do Potencial Humano. Nas palavras de Conceição Canavilhas, Directora Executiva da Significado, “ao contrário da consultoria pura e dura a formação-acção deixa ficar nas organizações os métodos, as técnicas e todo o know-how necessário à aplicação destes métodos e técnicas a novas situações. Deixa-os ficar porque o potencial humano nas organizações é formado neste sentido. “.
Continuando a sua reflexão Conceição Canavilhas explica que formação-acção “não é a formação em sala, de ouvir dizer como se faz, é aprender fazendo, é resolver problemas concretos, é desenvolver os projectos necessários, reflectindo sobre o que se faz e planeando o que se vai fazer. Sempre apoiado e desafiado por um formador consultor um coach”.
A Significado foi pioneira em Portugal no desenvolvimento desta metodologia. Foram vários os prémios que as organizações obtiveram com o sucesso da implementação destes projectos. Ficámos orgulhosos por o QREN ter reconhecido a metodologia ao nível de todas as organizações, sentimos que contribuímos para esse reconhecimento.