A Câmara Municipal do Seixal tem vindo a desenvolver, com o apoio da Significado, um projecto de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade a aplicar, com especial relevância, aos serviços relacionados com o Balcão Único de Atendimento.
A Significado tem vindo a colaborar com a Câmara Municipal do Seixal no projecto de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, vocacionado essencialmente para os Serviços relacionados com o Balcão Único de Atendimento, através da realização um projecto de Formação-Acção que decorreu de Janeiro a Junho de 2008.
A estratégia adoptada consistiu num trabalho de interligação entre equipas internas lideradas pelo Seixal Digital, e a Equipa de Consultores/Formadores da Significado, que se concentraram respectivamente nas seguintes tarefas:
- Levantamento de Serviços Prestados pelas Unidades Funcionais, desenho de fluxogramas e redacção de procedimentos específicos do atendimento;
- Mapeamento de processos das Unidades Funcionais, desenho de fluxogramas e redacção de procedimentos gerais e específicos, de acordo com os mapas de processos.
A realização de acções de formação incidiu na Norma de Referência (NP EN ISO 9001:2000), tendo em vista a sua implementação. Foi dada especial atenção à Abordagem por Processos da gestão.
No âmbito da gestão da qualidade foram abordados os seguintes temas nas acções de formação:
- Clima Organizacional
- Avaliação da Satisfação
- Caracterização de Processos
- Gestão por objectivos
- Avaliação da Eficácia das Acções de Formação
- Ferramentas da Qualidade
- Auditorias da Qualidade
- Custos da Qualidade
Com a definição do Mapa de Processos da CM Seixal foi realizada uma avaliação inicial da conformidade das Unidades Funcionais com os requisitos exigidos pela Norma de Referência NP EN ISO 9001:2000.
Foram visitadas várias Unidades Funcionais aproveitando-se o momento para uma sensibilização das pessoas para aspectos mais operacionais relacionados com os requisitos, anteriormente objecto de acções de formação.
Também no âmbito da estratégia adoptada, a formação-acção foi realizada em contexto de trabalho, com o objectivo de identificar os Procedimentos Gerais e Específicos das diversas Unidades Funcionais.
Em termos práticos, esta tarefa de identificação de procedimentos deu origem a documentos específicos de cada Unidade, os quais constituem verdadeiros mapas de processos que assentam no Mapa de Processos da CM Seixal.