Significado inicia Formações Modulares no Município da Nazaré

Realizou-se no dia 5 de Fevereiro, 5.ª feira, pelas 15h30m, no Cine-Teatro da Nazaré, uma reunião promovida pela Câmara Municipal da Nazaré para a divulgação das Formações Modulares que a Significado vai iniciar neste Município.

A Câmara Municipal da Nazaré, em parceria com a Significado, enquanto Entidade Formadora e os Centros Novas Oportunidades do CENCAL e da Escola Bordalo Pinheiro, realizou uma uma reunião destinada aos associados da Associação de Alojamento Particular da Nazaré para divulgação e implementação de Formações Modulares, destinadas a elevar os níveis de conhecimentos e competências desses agentes económicos.

Esta é a primeira de uma série de reuniões de divulgação e implementação de Formações Modulares na Nazaré, que envolverão pessoas de diversos sectores socio-económicos necessários ao desenvolvimento sustentável do Município.

Estas Formações Modulares destinam-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho e, prioritariamente, sem a conclusão do ensino básico ou secundário.

Quando realizadas em horário pós-laboral, os formandos beneficiam de um subsídio de alimentação no valor de 4,11€, por dia de formação.

As Formações Modulares são capitalizáveis para a obtenção de uma ou mais qualificações constantes do Catálogo Nacional de Qualificações.

As Formações Modulares compostas por UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração) de 25 ou 50 horas, organizam-se em:

  • percursos de nível básico e nível 2 de formação,  destinados, prioritariamente, a adultos que não concluíram o ensino básico (9º ano de escolaridade)
  • percursos de nível secundário e nível 3 de formação destinados apenas a adultos com habilitação escolar igual ou superior ao 9º ano de escolaridade.

Sempre que um adulto conclua com aproveitamento uma Formação Modular é-lhe emitido um certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento.