A Significado vai dar por concluído este mês de Junho o Projecto de Formação Acção em Atendimento Presencial na Óptica do Balcão Único, que teve início no dia 19 de Janeiro de 2009, na Câmara Municipal de Guimarães.
O Projecto de Formação Acção em Atendimento Presencial na Óptica do Balcão Único do Município de Guimarães teve como objectivo principal a implementação das melhores práticas de Atendimento orientadas para os cidadãos e para as empresas.
O Dr. Ivo Silva, Coordenador da Equipa da Significado que tem acompanhado este projecto afirma que “após a formação intensiva dos Atendedores, os mesmos se encontram capazes de informar e atender os cidadãos, respondendo de uma forma competente e eficaz para melhorar os serviços prestados aos munícipes, cumprindo assim a missão do serviço de atendimento da autarquia de Guimarães”.
O Balcão Único da Câmara Municipal de Guimarães será um novo espaço, unicamente vocacionado para a relação entre Munícipes e Município, com Atendedores aptos a transmitir informação fidedigna, para além do domínio das técnicas comportamentais inerentes a este serviço.
Para salvaguardar a qualidade da informação transmitida aos Munícipes, as competências dos atendedores foram ampliadas pela criação de um Manual do Atendedor, que contém uma FAQ exaustiva de todas as questões inerentes ao Atendimento do Município de Guimarães.
No decurso deste projecto foi igualmente criado o Guia do Munícipe, onde constam formulários, regulamentos e toda a informação que pode ser prestada num serviço de atendimento centralizado, visando alcançar a prestação de um serviço de qualidade e excelência, orientado na perspectiva do Simplex Autárquico.
Toda a informação trabalhada está preparada para ficar residente na Intranet (Manual do Atendedor) e na Internet (Manual do Munícipe).
O Dr. Ivo Silva, Coordenador da Equipa Significado que têm acompanhado este projecto está convicto que, neste contexto, “a mudança decorrente deste projecto será garantida pelo conhecimento exaustivo das diferentes áreas de saber que são centralizadas num único espaço, já que o projecto se revestiu de um grande envolvimento, participação e investimento pessoal por parte de todos os funcionários dos serviços com atribuições e competências na área do atendimento”.