Melhorar o Atendimento aos Munícipes e aos Turistas nas Caldas da Rainha e na Nazaré

As acções de Atendimento e de Inglês realizadas na Nazaré, em Fevereiro e Março, e nas Caldas da Rainha, em Junho, tiveram como objectivo o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais no âmbito

O público-alvo da Nazaré, foi um grupo de pequenos empresários, todas mulheres, cujo negócio é o aluguer de unidades de alojamento.

Já o grupo das Caldas da Rainha, tem a sua actividade centrada na venda no mercado local (desde frutas a loiças).

Segundo Paula Rego, formadora da Significado, são dois grupos distintos, heterógeneos na sua maneira de estar e histórias de vida diversificadas que, com muita vontade, empenho e dedicação, frequentaram vários módulos de 50h para melhorar as suas competências ao nível do Atendimento aos clientes e do Inglês.

Das diferentes caracteristicas dos vários grupos de formandos, desde a função exercida à história de vida, uma coisa os liga: a necessidade de fazer mais e melhor, a motivação para “crescer” e a inovação que os tempos modernos lhes exigem.

Tendo em conta a verdadeira caça aos clientes que se pratica nestas zona, a formadora da Significado confessa que a tarefa não se lhe afigurou muito fácil, nem simples. No entanto com o passar dos dias e com o conhecimento mais pessoal de cada um dos formandos, foi possível descobrir a melhor forma de chegar a cada um deles, sendo o resultado final uma agradável surpresa para ela própria, para os formandos, para os Municípios envolvidos e para a Significado, uma vez que tinham sido ultrapassadas todas as espectativas, por melhores que elas fossem de inicio.

A necessidade de conheçer mais profundamente esta realidade levou inclusive à realização de uma representação na Nazaré, com trajes tipicos usados no aluguer dos quartos durante a estação estival.

Nas Caldas da Rainha e pelas caracteristicas diferenciadas da sua actividade, foi identificada a necessidade de fomentar os valores do trabalho em equipa. Para tal implementamos durante o mercado semanal uma acção de “cross-merchandising”, tendo o seu ponto alto na troca de artigos entre os participantes da acção e decoração conjunta das bancas nesse dia.

Nesta decoração especial havia um folheto com um texto explicativo da acção, agradecimentos e fotografia do grupo envolvido.

A troca de artigos entre os envolvidos, foi desenvolvida sob variadissimas formas, como a utilização para decoração de uma banca, com produtos comercializados por outra e vice-versa.

Paula Rego explica que tem fomentado entre os formandos que mais importante do que promover a venda individual é potenciar a venda do colectivo, uma vez que esta leva a que todos vendam mais, melhorando assim não só a qualidade do atendimento, como a realização pessoal de cada um dos formandos.

Notícia no JN: http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1296578