Realizou-se no passado dia 20 de Maio um Seminário, organizado pela Significado, com a participação de Municípios de norte a sul do país, onde se debateu o Modelo de Avaliação dos Recursos Humanos, SIADAP, sob cinco perspectivas: Executivos Municipais, Dirigentes, responsáveis de Recursos Humanos, Administração Central – DGAL e Consultores.
A Sessão de Abertura foi presidida pelo Dr. Hermínio Loureiro – Presidente da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, que enquadrou o SIADAP na perspectiva dos Executivos Municipais.
Na Comunicação do Dr. José Figueiredo Faria, Dirigente da Autarquia de Oliveira de Azeméis, foi analisada a complexidade e dificuldades de implementação do Processo nas Autarquias.
A segunda parte do Seminário iniciou-se com a comunicação do Presidente do Município de São João da Madeira, Dr. Manuel Castro de Almeida. Este Autarca apresentou os benefícios da implementação do SIADAP na sua Autarquia, consubstanciados nos resultados obtidos ao nível da redução de custos das despesas correntes, que reduziram 16% em 2010, em relação a 2009.
O Seminário continuou com uma mesa redonda sobre o tema, coordenada pelo Dr. João Ralha, consultor da Significado, com os seguintes participantes: Dra. Fátima Pina – Vereadora do Município de Almeirim; Dra. Fátima Valente, Dirigente da área dos Recursos Humanos do Município da Amadora; Dr. António Sousa, Dirigente do Município de Odivelas; Dr. António Cruz, Consultor da Significado.
Na sessão de encerramento a Dra. Dulce Dias da DGAL apresentou o ponto de situação da implementação do SIADAP nos Municípios, a nível nacional.