PT | EN

Formação Profissional

Gestão Estratégica e Inovação Organizacional

  • Plano Estratégico da Organização: elaboração, monitorização, avaliação de resultados e definição de estratégias de melhoria e superação
  • Tableaux de Board como sistema integrado de avaliação e controlo de resultados
  • Planeamento estratégico e avaliação de resultados: modelos, técnicas e ferramentas
  • Criação de sistemas integrados de gestão por competências e avaliação de desempenho
  • SIADAP como Ferramenta para o aumento da eficiência e redução de custos
  • Avaliação de Desempenho para Avaliadores
  • Avaliação de Desempenho para Avaliados
  • Balanced Scorecard – BSC
  • Metodologias de Learn Thinking
  • Aplicação de metodologias de diagnóstico de necessidades de formação focadas nos conhecimentos e competências a adquirir
  • Avaliação de impacto da formação no desempenho dos trabalhadores e das organizações e o retorno do investimento efectuado

Reorganização dos serviços de Atendimento da Administração Pública

  • Novos modelos integrados de atendimento descentralizado na Administração Pública: lojas do cidadão, espaços do cidadão,  serviços itinerantes e atendimento digital assistido
  • Reorganização dos serviços de atendimento da Administração Pública
  • Racionalização dos serviços de atendimento ao nível de sustentabilidade e proximidade
  • Arquitectura de sistemas de informação do atendimento
  • Construção da base de conhecimentos na Administração Pública
  • Melhoria dos processos de atendimento – backoffice e frontoffice:
    • Análise e controlo de processos de atendimento
    • Técnicas de descrição de processos de atendimento
    • Gestão de processos de atendimento
  • Gerir equipas de atendimento ao público
  • Qualificação do atendimento
  • Atendimento e apoio ao munícipe – formação de atendedores

Reforma da Administração Pública

  • Avaliação dos Serviços da Administração Pública
  • Reorganização dos Serviços Públicos
  • Definição de perfis de competências, em articulação com o Sistema de Gestão e Avaliação de Desempenho da Administração Pública
    • Análise das competências detidas por cada trabalhador
    • Identificação dos gaps de competências entre cada trabalhador e o perfil do seu posto de trabalho
  • Trabalhar em equipas multidisciplinares – um desafio para o sucesso das estratégias da Reforma
  • Mobilidade, requalificações e rescisões de trabalhadores na Administração Pública

Recursos Humanos – gerir as pessoas

  • Recrutamento e selecção
  • Entrevistas de avaliação de competências
  • Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas
  • Parentalidade protecção na maternidade, paternidade e adopção
  • Procedimentos Disciplinares
  • Processamento de vencimentos e ajudas de custo
  • Protecção social dos trabalhadores em funções públicas
  • Regime de protecção nos acidentes de trabalho e doenças profissionais
  • Regime disciplinar dos trabalhadores em funções públicas
  • Regimes de férias, faltas e licenças
  • Regimes de Horário de trabalho – assiduidade, pontualidade e trabalho extraordinário
  • Regimes de pensões dos trabalhadores em funções públicas
  • Elaboração de balanços sociais
  • Auditoria de Recursos Humanos

Comportamental – inovar em equipa

  • Team Building  – motivação e gestão de equipas
  • Estilos e competências de liderança
  • Liderança e coaching
  • Team coaching
  • Inteligência Emocional ma gestão de pessoas
  • Gestão de Conflitos
  • Gestão do Stress
  • Gestão do Tempo e Organização do Trabalho
  • Técnicas de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal
  • Técnicas de comunicação assertiva e de gestão e mediação de Conflitos
  • Argumentar e persuadir na gestão de equipas
  • Auto-motivação
  • Transferência de saberes na organização

Inclusão Social

  • Diagnóstico da Inclusão Social das Autarquias e Comunidades Intermunicipais
  • Plano de Inclusão Social Municipal e Intermunicipal
  • Planos Organizacionais para a Igualdade
  • Formação Agentes para a inclusão e coesão social
  • Planos de intervenção:
    • Para uma cidadania activa, valorizando a participação cívica e a responsabilidade social
    • para um envelhecimento activo
    • para a integração de jovens em risco de exclusão social e abandono escolar
    • para a promoção da saúde
    • para uma economia social e solidária
    • para a promoção da igualdade de oportunidades e contra todas as formas de discriminação
    • para desenvolvimento de competências parentais responsáveis
    • para o desenvolvimento de competências básicas pessoais e sociais recorrendo a práticas artísticas e culturais
  • Empreendedorismo para a inclusão:
    • Empreendedorismo inclusivo,
    • Empreendedorismo jovem
    • Empreendedorismo feminino
    • Empreendedorismo cooperativo
    • Empreendedorismo social
    • Empreendedorismo sociocultural
  • Formação para um voluntariado de continuidade
  • Parentalidade Positiva

Educação

  • Comportamentos Disfuncionais na Criança
  • Recreios Escolares e Prevenção da Violência
  • Actividades Pedagógicas do Quotidiano da criança
  • Prevenção e Actuação na Violência Escolar
  • Acompanhamento de Crianças em Idade Escolar e Pré-Escolar
  • Crianças com Necessidades Específicas de Educação (NEE)
  • Técnicas de Expressão dramática, corporal, vocal e verbal
  • Capacitação de auxiliares de acção educativa

Cultura, Património e Turismo

  • Defesa do Património Natural e Cultural
  • Plano Estratégico do Turismo Municipal
  • Estratégias de atracção dos públicos
  • Estudos de Públicos
  • Marketing digital do Património Cultural para desenvolvimento do Turismo e outras actividades da cadeia do Turismo
  • Exploração do Património Cultural para o desenvolvimento de  Indústrias criativas
  • Desenvolver competências através da arte

Comunicação e Marketing

  • Plano de Comunicação da Organização
  • Marketing Digital
  • Redes Sociais na estratégia de comunicação da organização
  • Protocolo Organizacional
  • Organização de Eventos nacionais e internacionais
  • Metodologias e Técnicas de Comunicação com os munícipes e as empresas
  • Public Speaking: persuasão, eficácia e assertividade
  • Apresentações de sucesso
  • Comunicar com pessoas difíceis
  • Responder a reclamações
  • Marketing Pessoal e Imagem Profissional
  • Técnicas de Mediação e de Negociação

Jurídica

  • Licenciamento Zero
  • Código dos Contratos Públicos
    • Contratação Pública: Aquisição de Bens e Serviços
    • Código dos Contratos Públicos: Elaboração do Caderno de Encargos
    • Código dos Contratos Públicos: Execução dos Contratos
    • Código dos Contratos Públicos: Central de Compras Públicas
    • Código dos Contratos Públicos: Empreitadas de Obras Públicas
    • A Revisão do Código dos Contratos Públicos
    • Celebração e Contratação ao Abrigo de Acordos-Quadro
  • Orçamento de Estado – Recursos Humanos
  • Código do Procedimento Administrativo – Alterações Legislativas
  • Regime jurídico das contra-ordenações
  • Regime Jurídico das Autarquias Locais e Estatuto das Entidades Intermunicipais
  • Regime Jurídico do Urbanismo e Edificação (RJUE)
  • Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado e demais Entidades Públicas
  • Regime especial de licenciamento de recintos itinerantes e improvisados
  • Regime jurídico das acessibilidades e mobilidade

Financeira

  • Sistema de Normalização Contabilística na Administração Pública –SNC
  • Contabilidade analítica na Administração Local
  • Contabilidade de Custos
  • Contabilidade orçamental
  • Pocal e o Controlo Orçamental
  • Manual de Consolidação de Contas Públicas
  • Elaboração do Orçamento Municipal
  • Gestão Financeira no âmbito Patrimonial e Orçamental
  • Análise financeira nas autarquias
  • Gestão de tesouraria e fundo de maneio

Jurídica e Financeira

  • Auditoria e Controlo Interno – Norma de controlo interno
  • Plano global de riscos e Plano anti-corrupção
  • Regulamento da Área financeira
  • Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso
  • A Nova Lei das Finanças Locais

Secretariado e Serviço Administrativo

  • Secretariado
  • Secretariado de Direcção
  • Atendimento telefónico
  • Arquivo
  • Gestão de documentos de arquivo digital
  • Novo Acordo Ortográfico
  • Escrita Inclusiva
  • Técnicas de escrita profissional (Oficio, Mail, Fax, Relatório, Acta, MEMO, Newsletter)
  • Contactos, calendário e gestão de agendas
  • Técnicas de organização do trabalho administrativo

Línguas

  • Língua inglesa – comunicação oral e escrita
  • Comunicação através da Língua Gestual
  • Inglês para atendimento
  • Língua Francesa – comunicação oral e escrita
  • Francês para Atendimento
  • Língua Espanhola – comunicação oral e escrita
  • Língua Espanhola para Atendimento

Informática

  • OpenOffice
    • OpenOffice Writer
    • OpenOffice Calc
    • OpenOffice Base
  • Microsoft Office
    • Microsoft Office Word
    • Microsoft Office Excel
    • Microsoft Office Powerpoint
    • Microsoft Office Access
  • Administração de sistemas Microsoft
  • Administração de Redes
  • Análise de dados com o SPSS
  • Autocad
  • Ubuntu
    • Administração de sistemas
    • Administração de Redes
    • Libreoffice

Reengenharia de Processos

  • BPM – Business Process Management
  • Arquitectura de Sistemas de Informação
    • Melhoria dos Processos
    • Análise e Controlo de Processos
    • Técnicas de Descrição de Processos
    • Gestão de Processos

Gestão da Qualidade e Melhoria Organizacional

  • Gestão da Qualidade Total
  • Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade
  • Auditoria interna
  • Avaliar e melhorar o desempenho da Organização com a CAF
  • Responsabilidade Social das Organizações
  • Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
  • Ergonomia e Segurança no Trabalho
  • Procedimentos de Segurança na movimentação mecânica de cargas
  • Procedimentos de Segurança na Montagem e utilização de andaimes e plataformas de trabalho
  • Sistema HACCP – Higiene e Segurança Alimentar
  • Sistemas de gestão ambiental

Gestão de Projectos

  • Gestão e avaliação de projectos
  • Oportunidades de financiamento da União Europeia
  • Elaboração da candidaturas a Fundos Comunitários
  • Estudo de analise de custo beneficio
  • Plano de comunicação do projecto
  • Estudo de sustentabilidade do projecto
  • Estratégias de promoção turística
  • Definição de indicadores e monitorização de resultados

Gestão da Formação e Formação Pedagógica de Formadores e outros Agentes de Desenvolvimento

  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores em empreendedorismo social
  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores em empreendedorismo sociocultural
  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores em empreendedorismo inclusivo
  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores em empreendedorismo jovem
  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores em empreendedorismo feminino
  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores e agentes de inovação social
  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores e mediadores interculturais
  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores e agentes de voluntariado
  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores em igualdade de Género
  • Formação Pedagógica de Formadores
  • Gestão da Formação: Planear, organizar e avaliar projectos formativos
  • Formação em e_learning e em b_Learning com o Moodle
  • Produção de Recursos Didácticos
  • Elaboração de certificações DGERT
  • Estudos de Diagnóstico de Necessidades de Formação
  • Estudos dos Impactos da Formação e monitorização de resultados

Saúde

  • Cuidados de Saúde – Prevenção da Infecção
  • Cuidados de saúde com a criança em idade escolar
  • Cuidados de saúde com o idoso
  • Prevenção de comportamentos aditivos, dependências e problemáticas associadas

Socorrismo

  • Abordagem Geral de Noções Básicas de Primeiros Socorros
  • Primeiros Socorros – tipos de acidentes e formas de actuação
  • Norma da DGS – Socorrismo
  • Procedimentos para utilização de Extintores

Floricultura e Jardinagem

  • Planeamento, execução e instalação de um projecto de rega e drenagem
  • Planeamento e execução de um projecto de Podas
  • Planeamento e Execução de Projectos de Preparação de Solos, Manutenção de Espaços Verdes e Relvados