Pré-Inscrição: UFCD 0525 - Elaboração de planos para a gestão do protocolo em eventos


Abertas pré-inscrições em Lisboa e Península de Setúbal para ativos empregados e desempregados

Objetivos

  • Identificar os diferentes tipos de indivíduos/grupos que necessitam de serviços específicos.
  • Distinguir as funções e responsabilidades no processo de gestão do protocolo.
  • Identificar as regras de etiqueta e de cortesia a aplicar nas relações sociais.
  • Identificar as regras de protocolo que se aplicam nas relações comerciais e nas relações oficiais.
  • Elaborar planos para a aplicação das regras de protocolo e cortesia nos eventos.

Conteúdos

  • Diferentes tipos de indivíduos/grupos
    • VIP
    • Equipa de apoio ao VIP
    • Participantes
    • Pessoas com deficiência
    • Crianças e idosos
    • Acompanhantes
  • Tipos de indumentária
    • Receções oficiais
    • Diferentes tipos de trajes
      • Traje informal
      • Traje casual
      • Traje de passeio
      • Traje de gala
      • Traje para almoço de cerimónia
      • Traje para um jantar de cerimónia não formal
      • Traje para um jantar de cerimónia formal
    • Traje civis de cerimónia e de receções oficiais
      • Smoking
      • Fraque
      • Casaca
  • Tipos de relações interpessoais
    • Relações sociais
    • Relações comerciais e de negócios
    • Relações oficiais e diplomáticas
  • Gestão protocolar
    • Estabelecer a diferença entre protocolo e cerimonial
    • Funções e responsabilidades na gestão protocolar de um evento
      • Gabinete de protocolo
      • Chefe de Protocolo
    • Aplicação da legislação em vigor
  • Regras de etiqueta e cortesia
    • Distribuição de lugares à mesa
      • Regras básicas
      • Os diferentes modelos
        • Modelo anglo-saxão
        • Modelo francês
    • Relações sociais e comportamento em público
    • Troca de correspondência, incluindo
      • Tipos de papel e cabeçalhos impressos
      • Diferentes tipos de cartas
  • Regras de protocolo nas relações comerciais – nacional e internacional
    • Código de indumentária
    • Apresentações e cumprimentos
      • Regras utilizadas no ocidente e no oriente
      • Cumprimentos
      • Procedimentos de acompanhamento
    • Reuniões, incluindo o protocolo à mesa de reuniões
    • Refeições e escolha de menus
    • Discursos
    • Correspondência
    • Contactos internacionais
    • Cartões de visita
  • Estabelecer as regras de protocolo em cerimónias oficiais
    • Hastear de bandeiras e as regras de precedência
    • Precedência oficial e regras militares
    • Precedência de chegadas e partidas de viaturas oficiais
    • Precedência no interior dos carros nos cortejos e embarques
    • Procedimentos cerimoniais para receção de chefes de estado e corpo diplomático
    • Disposição formal e colocação de pessoas em cerimónias e banquetes oficiais
    • Discursos
    • Relações com elevados dignatários religiosos e com a realeza
    • Símbolos nacionais

* Os conteúdos são sempre adaptados ao perfil dos formandos

* As temáticas integradas nos cursos serão aprofundadas de acordo com o perfil dos formandos e constituição das turmas

Destinatários

  • Público com idade maior ou igual a 18 anos
  • Ativos empregados com habilitações iguais ou superiores ao 6º ano (nível 2) ou 9ª ano (nível 4)
  • Desempregados detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, com idade maior ou igual a 23 anos

Carga Horária

50 horas

Datas e Horas de Realização

1, 6, 7, 9,12,14,16,19, 21, 23, 26, 28 e 30 de Outubro

14h00-18h00, dias 1 e 6 de outubro das 14h30-17h30

Modalidade de Formação

Formação a distância / Live Training

Requisitos

Computador/tablet com acesso à internet, microfone e câmara.

Certificação

No final da ação de formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, caso tenha obtido aproveitamento, ou um Certificado de Frequência com o número de horas frequentadas. Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total. As faltas não podem exceder 5% do total das horas de formação, no caso das injustificadas, ou 10%, no somatório das faltas justificadas e injustificadas.

Pré-Inscrição

DGert
Lisboa2020
Portugal2020