
Datas de Realização
21, 22, 28 e 29 de novembro
Horário
10h00-13h00
Modalidade de Formação
Formação Profissional Continua
Forma de Organização
Formação em Live Training
Número de horas
12 horas
Formador/a
Maria Vlachou
Destinatários
Os principais destinatários deste programa são as equipas próximas e alargadas envolvidas nos projetos aprovados no âmbito do concurso «Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos» – os elementos que integram as entidades promotoras (entidades artísticas nacionais) e as entidades parceiras dos projetos apoiados (municípios, entidades artísticas dos Países Doadores e outros parceiros locais nos setores culturais, sociais e educacionais).
Enquadramento
Este módulo centra-se na exploração dos conceitos de democracia, diversidade, acesso e inclusão na sua relação com a Cultura e na forma como se articulam, com o objetivo de capacitar cidadãos livres e ativos. O que estes conceitos significam na realidade, o que é que a Cultura tem a ver com eles, e como afetam na prática o trabalho desenvolvido pelas organizações culturais?
Objetivos gerais da aprendizagem
- Ser capaz de questionar o que se faz na área da Cultura e porquê.
Descrição dos objetivos específicos da aprendizagem
- Ser capaz de entender os conceitos de democracia, diversidade, acesso e inclusão.
- Ser capaz de passar da reflexão e teoria para a prática.
- Ser capaz de definir uma missão curta, clara e concisa para a sua organização cultural.
- Ser capaz de planear e atuar em função dessa missão.
Conteúdos programáticos
Acolhimento dos Formandos e apresentação da ação
Democracia, cidadania e cultura
- Capacitação para a liberdade
- O papel político das organizações culturais
Diversidade e inclusão: perguntas para nós próprios
- Reflexão sobre os conceitos de diversidade e inclusão
- O historial da reivindicação de direitos de acesso à cultura
- A prática das organizações culturais na defesa da diversidade e da inclusão
- Análise de casos de estudo
A missão das organizações culturais
- O que é a missão das organizações culturais?
- Porque ter uma missão?
- Como se manifesta a missão e por quem?
Acesso à participação cultural
- Democracia cultural
- Barreiras à participação cultural
Avaliação e Encerramento
Metodologia de desenvolvimento dos conteúdos programáticos
Metodologias: Métodos expositivo e participativo
A abordagem metodológica será teórico-prática, com recurso a experiência dos formandos nestas áreas, como profissionais da cultura e como público. Iremos recorrer à análise de casos de estudo e ao debate.
O processo de comunicação síncrono (ocorrendo online, em “tempo real” e com todos os participantes em simultâneo, através do Live Training) permite recorrer ao áudio, ao vídeo e a informação partilhada.
O processo de comunicação assíncrono será efetuado nos canais da plataforma da Significado, um por cada módulo/formador, através de uma tutoria ativa, realizada durante e após o términus da formação síncrona. Nestes canais os formadores estarão disponíveis para lançar questões para discussão, aprofundar as temáticas abordadas e incentivar projetos reais
Avaliação: Os resultados da aprendizagem e a metodologia de avaliação da aprendizagem dos formandos: Avaliação qualitativa continua no decorrer da formação
Regime de assiduidade
As faltas não podem exceder 25% do total das horas de formação.
Certificação
No final da ação de formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, caso tenha obtido aproveitamento, ou um Certificado de Frequência com o número de horas frequentadas. Todos os formandos com uma presença igual ou superior a 75% das horas letivas de cada módulo de formação terão direito a um certificado de participação em cada um dos módulos.