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Percurso Empreendorismo

O Percurso Empreendorismo inclui 4 UFCD: 7852, 7853, 0608 e 4365.

UFCD 7852 – Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento

Objetivos

  • Explicar o conceito de empreendedorismo.
  • Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor.
  • Aplicar instrumentos de diagnóstico e de autodiagnóstico de competências empreendedoras.
  • Analisar o perfil pessoal e o potencial como empreendedor.
  • Identificar as necessidades de desenvolvimento técnico e comportamental, de forma a favorecer o potencial empreendedor.

Conteúdos

  • Empreendedorismo
    • Conceito de empreendedorismo
    • Vantagens de ser empreendedor
    • Espírito empreendedor versus espírito empresarial
  • Autodiagnóstico de competências empreendedoras
    • Diagnóstico da experiência de vida
    • Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”
    • Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento
    • Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor
  • Caráterísticas e competências-chave do perfil empreendedor
    • Pessoais
      • – Autoconfiança e automotivação
      • – Capacidade de decisão e de assumir riscos
      • – Persistência e resiliência
      • – Persuasão
      • – Concretização
    • Técnicas
      • – Área de negócio e de orientação para o cliente
      • – Planeamento, organização e domínio das TIC
      • – Liderança e trabalho em equipa
  • Fatores que inibem o empreendedorismo
  • Diagnóstico de necessidades do empreendedor
    • Necessidades de caráter pessoal
    • Necessidades de caráter técnico
  • Empreendedor – autoavaliação
    • Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor

UFCD 7853 – Ideias e oportunidades de negócio

Objetivos

  • Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
  • Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
  • Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
  • Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
  • Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
  • Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
  • Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

Conteúdos

  • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
    • Noção de negócio sustentável
    • Identificação e satisfação das necessidades
      • – Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
      • – Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
  • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
    • Conceito básico de negócio
      • – Como resposta às necessidades da sociedade
    • Das oportunidades às ideias de negócio
      • – Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
      • – Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)
      • – Descrição de uma ideia de negócio
    • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
  • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
    • Formas de recolha de informação
      • – Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
      • – Indireta – através de associações ou serviços especializados – públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
    • Tipo de informação a recolher
      • – O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
      • – Os produtos ou serviços
      • – O local, as instalações e os equipamentos
      • – A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
      • – Os meios de promoção e os clientes
      • – O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
  • Análise de experiências de criação de negócios
    • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
      • – Por setor de atividade/mercado
      • – Por negócio
    • Modelos de negócio
      • – Benchmarking
      • – Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
      • – Parceria de outsourcing
      • – Franchising
      • – Estruturação de raiz
      • – Outras modalidades
  • Definição do negócio e do target
    • Definição sumária do negócio
    • Descrição sumária das atividades
    • Target a atingir
  • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
    • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
    • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
    • Banca, apoios privados e capitais próprios
    • Parcerias
  • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
    • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
    • Análise crítica do mercado
      • – Estudos de mercado
      • – Segmentação de mercado
    • Análise crítica do negócio e/ou produto
      • – Vantagens e desvantagens
      • – Mercado e concorrência
      • – Potencial de desenvolvimento
      • – Instalação de arranque
    • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
  • Tipos de negócio
    • Natureza e constituição jurídica do negócio
      • – Atividade liberal
      • – Empresário em nome individual
      • – Sociedade por quotas
  • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
    • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
    • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

UFCD 0608 – Técnicas de marketing

Objetivos

  • Interpretar o papel e a função do marketing na gestão das empresas.
  • Identificar as diferentes variáveis de marketing que concorrem para a definição da estratégia da empresa.

Conteúdos

  • Princípios gerais de marketing
    • Mercado
    • Análise do mercado
    • Estudo de mercado
    • Segmentações de mercado
  • Teorias explicativas do comportamento do consumidor
    • Teoria da hierarquia das necessidades
    • Teoria das motivações
    • Teoria das atitudes
    • Teoria das características permanentes dos indivíduos.
    • Comportamento de compra do consumidor
    • Processo de decisão
  • Variáveis de marketing
    • Investigação de marketing
    • Variáveis de marketing controláveis
    • Produto
    • Preço
    • Distribuição
    • Comunicação
      • – Publicidade
      • – Promoção
      • – Vendas
      • – Relações públicas
    • Assistência após venda
    • Qualidade e marketing

UFCD 4365 – Técnicas de venda

Objetivos

  • Aplicar técnicas de venda de produtos/serviços.
  • Identificar as várias etapas de uma venda.

Conteúdos

  • Funções do vendedor
  • Competências do profissional de vendas
  • Competências de comunicação na venda
  • Etapas da venda
  • Controlo da venda

Destinatários

  • Público com idade maior ou igual a 18 anos
  • Ativos empregados com habilitações iguais ou superiores ao 6º ano (nível 2) ou 9ª ano (nível 4)
  • Desempregados detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, com idade maior ou igual a 23 anos

Carga Horária

125 horas

Datas de realização

13 de Agosto a 14 de Setembro (18h00-22h30)

Local de realização

Municipio de Lisboa

Certificação

No final da ação de formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, caso tenha obtido aproveitamento, ou um Certificado de Frequência com o número de horas frequentadas.
Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total.
As faltas não podem exceder 5% do total das horas de formação, no caso das injustificadas, ou 10%, no somatório das faltas justificadas e injustificadas.

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