PT | EN

UFCD 0528 – Gestão de eventos

Objetivos

  • Identificar as atividades necessárias para gerir o evento.
  • Criar um gabinete do evento.
  • Monitorizar a implementação das atividades planeadas, ajustá-las, se necessário, para atingir os objetivos definidos.
  • Implementar as medidas necessárias para lidar com acontecimentos imprevistos.
  • Estabelecer a garantia da existência da troca de informação adequada entre as diferentes partes da organização do evento e os participantes.
  • Identificar potenciais situações de emergência em eventos.
  • Proceder de forma adequada a situações de emergência.

Conteúdos

  • Gestão de eventos
    • Enquadramento da gestão de eventos
    • Importância dos planos do evento
  • Tipos de planos do evento
    • Planos elaborados antes dos eventos
    • Planos usados para gerir o evento:
      • Operacionais
      • Saúde e segurança
      • Emergência
    • Aspetos abrangem estes planos e exemplos de planos
  • Gabinete do evento
    • Gabinete do evento e o seu objectivo
    • Criação e gestão de um gabinete do evento
  • Implementação dos planos
      • Requisitos da implementação dos planos
        • Atingir os objetivos do evento
        • Cumprir os requisitos da organização
        • Cumprir os requisitos de
          • Clientes internos
          • Clientes externos
          • Qualidade dos bens produzidos e dos serviços prestados
          • Da quantidade necessária de bens/materiais a serem entregues no sítio certo e à hora certa
          • Para manter a saúde e segurança
      • Confirmação de planos e garantia de que eles são distribuídos a todos os que necessitam de os conhecer
        • Instruções escritas
        • Briefings verbais

    Checklists

  • Transmissão de informação do organizador para os participantes através
    • Sistemas sonoros
    • Monitores
    • Gabinete/balcão do evento
  • Impacto de normas/códigos de conduta internacionais na gestão do evento e como podem afetar o evento
  • Ambiente saudável e seguro
    • Diferentes aspetos da manutenção da saúde e segurança
    • Informação e apoio a outras pessoas
    • Verificação de que todos os requisitos de saúde e segurança estão a ser cumpridos
    • Identificação e resolução de quaisquer incumprimentos destes requisitos
    • Manter os necessários registos de saúde e segurança
    • Procurar formas de melhorar a saúde e segurança no evento atual e em eventos futuros
  • Qualidade
    • Monitorização da qualidade dos bens fornecidos e dos serviços prestados, nomeadamente
      • De quem é a responsabilidade
      • Como monitorizar a qualidade
      • Exemplos de questões de qualidade
    • Como lidar com situações em que a qualidade dos bens/serviços
      • Está em risco de cair abaixo dos níveis acordados
      • Abaixo dos níveis acordados
  • Emergências
    • Tipo de emergências que podem ocorrer em eventos
      • Fogo
      • Explosões e atos de terrorismo
      • Desastres naturais tais como inundações
      • Colapso de estruturas, por exemplo, de um expositor ou de uma tenda
      • Emergências médicas
      • Outras emergências – cortes na energia eléctrica
      • Sobrelotação
    • Necessidade de fazer briefings com os funcionários sobre potenciais situações de emergência e a resposta adequada a cada emergência
    • Necessidade de monitorização para identificar potenciais emergências o mais cedo possível
    • Necessidade de identificar todas as potenciais emergências num evento e as respostas adequadas a cada situação
    • Como coordenar as respostas iniciais a situações de emergência, nomeadamente
      • Alertar outras pessoas para a emergência
      • Seguir os procedimentos de emergência adequados
      • Gerir a reposta inicial para
        • Minimização da emergência
        • Minimização dos riscos adicionais
        • Minimização da perturbação do evento
        • Minimização do pânico
      • Utilização dos recursos disponíveis
    • Procedimentos para transferir o controlo de uma situação de emergência

Destinatários

  • Público com idade maior ou igual a 18 anos
  • Ativos empregados com habilitações iguais ou superiores ao 6º ano (nível 2) ou 9ª ano (nível 4)
  • Desempregados detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, com idade maior ou igual a 23 anos

Carga Horária
50 horas

Datas de realização
2, 5, 6, 9, 11, 12, 13, 17, 18, 19, 20 julho (9h00-13h00)
4 e 16 de julho (9h00-12h00)

Local de realização
Municipio de Lisboa

Certificação
No final da ação de formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, caso tenha obtido aproveitamento, ou um Certificado de Frequência com o número de horas frequentadas.
Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total.
As faltas não podem exceder 5% do total das horas de formação, no caso das injustificadas, ou 10%, no somatório das faltas justificadas e injustificadas.

Pré-Inscrição